Controle RF 4 botões.


Nos circuitos , estão representados o emissor e o receptor com o uso do módulo RF de 433Mhz. Como explicado na postagem anterior, a entrada digital "Din" (pino 2) do transmissor deve ser conectado a um circuito externo que gere o sinal.

O funcionamento Tx/Rx é simples. Se uma tensão de 5v for aplicada ao pino "Din", o pino 2 do receptor, que é a saída digital "Dout" apresenta também uma tensão de 5v. Se for aplicado zero volt no transmissor, o pino de saída do receptor também apresenta zero volt. (Ver Datasheets)
Ou seja, com apenas um "pushbutton" daria apenas para controlar um dispositivo.

Então a pergunta é: Como se faz para controlar 4 dispositivos com um módulo RF apenas?
A resposta é simples: Basta "modularizar" o sinal e enviar pacotes de dados de forma serial.
Como se faz isso? Com CI's codificadores/decodificadores, ou então usar os pinos Rx/Tx do PIC e configurá-los para trabalhar de forma serial como rs232, I2C.


O receptor RF está ligado a um CI que é um codificador. Esse CI é o HT12E. O HT12E é um codificador(Encoder) da fabricante Holtek de 12 bits. As pinagens de A0 até A7 são utilizadas para o endereço.

O pino 9 é o Gnd e o 18 utiliza-se para conectar o Vcc.

Os pinos 15 e 16 deve-se obrigatoriamente ser ligados por uma resistencia para completar um circuito RC que dará o clock tanto pra saída dos dados quanto pra velocidade de codificação. Internamente, o CI HT12E ja possui um capacitor, necessitando apenas de uma resistência externa para gerar a frequência. A relação entre Frequência/Resistência pode ser encontrada no Datasheet.

O pino 17 é utilizado para saída do sinal "serial" e deve ser ligado ao pino 2 do transmissor RF.

O pino 14 é uma espécie de On/Off de transmissão. Para transmitir o sinal "serial" esse pino deverá estar conectado ao Gnd.

Os pinos D0 a D3 são utilizados para entrada de dados e é ativo em baixo. Para cada pino pode-se utilizar um botão.
OBS: Não conectar tensão acima de 0,5v nos pinos D0 ~ D3. Esses pinos são ativos em baixo. Ou seja, para ativá-los, basta conectá-los ao Gnd.





De forma análoga ao transmissor, o recepitor RF está conectado a um decodificador. É o CI HT12D. As pinagens são:
De A0 a A7 é utilizado para endereçamento. O mesmo endereço configurado no HT12E deve ser o mesmo no HT12D. Exemplo: Se apenas os pinos A0, A3 e A6 do codificador estiverem conectados ao terra, os pinos A0, A3 e A6 do decodificador também deverão estar conectados ao terra. Este endereçamento protege o circuito de ser controlado por outros dispositivos RF.

O pino 14 é por onde o sinal "serial" coletado pelo receptor chega e é codificado pelo Ht12D. Portanto, deve-se conectar esse pino ao pino de saída digital do recepitor (Pino 2).

Os pinos 15 e 16 é ligado através do resistor. O valor da resistência entre o codificador e o decodificador é diferente. (Ver relação Frequência/Resistência no Datasheet).

O pino 9 é o Gnd e o 18 utiliza-se para conectar o Vcc.

O pino 17 (VT) é a verificação de transmissão. Sua saída fica em 5v a cada decodificação feita. Pode-se conectar esse pino a uma interrupção do PIC por exemplo pra informar que um valor foi recebido.

Os pinos A0 ~ A3 é a saída digital. Ou seja, ou é zero, ou é 5v.


:: Funcionamento

Após montar corretamente os circuitos acima, basta conectar um botão dos pinos D0 ~D3 do transmissor ao Gnd para obter uma saída de zero volt aos pinos A0 ~A3 correspondente do receptor. Ou seja, se o Pino "D0" do transmissor for conectado ao Gnd, o Pino "A0" do receptor cai pra zero volt. Se for o "D2", o "A2" cai para zero e assim de modo respectivo.

Quando o estado dos pinos D0 ~ D3 está em baixo, o estado dos pinos A0 ~ A3 também estará em baixo. Caso contrário, se os pinos de entrada não estiverem conectados ao Gnd, os pinos de saída do decodificador apresenta uma tensão de 5v. Porém, com baixa potência. Um LED fica com um fraco brilho quando alimentado com o 5v de uma das saídas.

NERDS

28 comentários:

Anônimo disse...

Ola,
Faz tempo q estou pesquisando na net sobre RF, e de todos as explicaçoes a sua é 10, parabens.
Bom, nao entendo nada de eletronica sou curioso e estou querendo usar rf para acender luzes no meu sitio, vc fez um circuito com 4 botoes, o q achei falta seria dos led indicadores, vc poderia postar o circuito com rele, pois preciso para acionar 12 volts, e nao conheco nada.
Se puder me ajudar, agradeço.
Obrigado.
Carlos. carloscarrera47@hotmail.com
P.S. Qual modeulo q vc utilizou é telecontrolli, e onde posso comprar(no balcao), pois comprei um pela net e eio danificado.

NERDS disse...

Olá Rômulo!

Fico muito feliz em saber que o nosso blog, mesmo desatualizado, está servindo em ajudar pessoas de outras instituições.

Bom, a escolha dos resitores depende basicamente de 2 fatores se tratando do HT12(D)(E).
A frequencia de trabalho desejada e a tensão que alimenta esses CI.

Como você quer uma Fosc=2Khz, para o HT12D, tem-se os resitores possíveis de acordo com o VCC:

VCC | Rohms

4V | 27Kohms
5V | 38Kohms
6V | 40Kohms


Para o HT12E, tem-se:

VCC | Rohms

4V | 1.3Mohms
5V | 1.4Mohms
6V | 1.5Mohms.

Os módulos que possuo são os TWS e o RWS. Os mesmos citados no Blog.
Sugiro que você detalhe melhor o problema que está ocorrendo. Dai logo mais pela tarde, assim que te responder, eu te passo mais dicas.

Vão algumas perguntas:

1- Você colocou o mesmo "adress" para o 12D e o 12E? Tem que ser obrigatoriamente iguais.

2- O pino /TE está aterrado? Para transmitir dados este pino tem que está em nível lógico 0 (Terra).

3- Está usando atenas? Acredite, sem atena o alcance do RF não passa de 1 metro.

Espero ter ajudado um pouco.

Vou descançar um pouco e logo mais pela tarde como combinado, entro em contato caso tenha dúvidas.

Sempre que precisar a equipe NERDS estará a sua disposição no que for de nosso alcance.

Bom final de semana pra você, e bons estudos acadêmicos!!!

Valeu!

NERDS®

PS: Comprei os módulos via NET tambem. Segue o contato: worldpic@worldpic.com.br ou no site www.soldafria.com.br

Felipe Tortella disse...

Cara, faz muito tempo que estou procurando um esquema desse!
Muito bom ! Parabéns e vlw!

Anônimo disse...

ola, a muito tempo estou pesquisando sobre receptores mais nao tive muita sorte nisso, ate encontrar o modulo receptor. Sinceramente eu nao estou muito por dentro de eletronica, estou aprendendo agora pesquisando e fazendo alguns projetos.

Bom é o seguinte, estou querendo fazer um circuito, e gostaria de utilizar este metodo, mas é somente para liga e desligar este circuito, mas o circuito e de 12v, como poderia utilizar este metodo nele?

Anônimo disse...

Olá tudo bem... Muito boa sua explicação.
Eu montei este circuito, porém ligado com fio, sem os módulos RF, pois precisava apenas multiplexar os 4 comandos. quando eu aperto o push-bottom relativo ao D0 no TX o D0 d0 rx acende, porém fica aceso direto, com o osciloscopio no D0 do TX eu vejo o trem de pulso iniciar e parar porem o led no rx permanece aceso. Obs os leds estão ligados com transistor bc549 como drive.Eu precisava que quando soltasse o botão o led no rx se apagasse e quando aperto ele acenda.
Será que pode me ajudar...
Agradeço desde já.

Anônimo disse...

amigo tem problema se ligar o d0 a d3 no vcc?

Anônimo disse...

Olá, eu sou Ecio, e como todos aki eu tb gosto eletronica, pois sou aficcionado e sempre tem alguem precisando de ajuda,como eu tb preciso, por isto estou tb aki para poder ser util em algo, eu tenho um esquema de um circuito transmissor de rf simples e que controla 4 lampadas independente uma da outra, circuito simples, facil de fazer e que tem um custo bem baixo, posso manda-lo a quem se interessar por e-mail, pois não sei postar aki, Até
Meu e-mail: eciobagini@hotmail.com

Anônimo disse...

Qual a frequencia de trabalho?

Anônimo disse...

A frequencia de trabalho é 433 MHZ

Anônimo disse...

MUITO BOM O CIRCUITO POREM PERCEBI MUITOS ERROS QUANTO A NOMENCLATURA DOS PINOS E FALTA DE COERENCIA EM ALGUMAS PARTES, MAS NO MAIS ESTA MUITO BOM

Unknown disse...

Olá, gostaria de montar este circuito mas tenho uma pergunta, para ligar as quatro saidas D0 D1 D2 D3
para acionar 2 motores, ao inverter a rotação não vai injetar tensão no outro pino? danificando o circuito? como devo fazer a ligação?

Anônimo disse...

Boa tarde amigo, antes de tudo, parabéns pelas explicações. Em seu projeto você usa um modulo de RF 433 mhz, você teria a informação do alcance? com que alimentação no tx? Vi que ele pode ser alimentado de 3v a 12v, em que isto altera no alcance? Grande abraço e obrigado
leo_ciber@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, eu fiz um e ele na esta funcionando. Ele esta igado corretamente. Quando verifico a transmissor ele varia uma tensão de 0.8 volts na saida do encder porem no receptor nao tem variação de nada. Uma primeira vez que fiz funcionou corretamente agora coloquei na placa e nao funciona. e ja fiz novamente no protoboard e nao sta funcioando oq devo fazer??

Anônimo disse...

Boa noite!!! Com esses circuito é possivel controlar um mini aviao tipo aeromodelo de isopor onde ele poderia ser controlado dentro de casa na sala alguma dica sobre isso controlar dos micros motores com uma mini helice os motorzinhos seria de drive de dvd de notyebook estragado e bem leves e ainda usando uma pilha univa como fonte de aimentação pilha de 12 volts. agradeço a ajuda e parabens pelo site e todas as informaçoes uteis no dia a dia .

Anônimo disse...

Excelente artigo!
Encontrei o que precisava. Muito bem explicado a função de cada pino e a aplicação com os módulos de RF.
Parabéns!

Unknown disse...

muto bom o artigo.
gostaria de saber se tem como enviar a lista de componentes necessários para a realização deste projeto?

clecio santos disse...

Olá estou tentando montar um carrinho de controle remoto com esse circuito mas eu preciso de pelo menos uns 6 comandos eu posso ultilizar dois enconder e dois decoder com apenas um transmissor e um receptor ??? ou seja ligar dois encoder no mesmo transmissor e dois decoder no mesmo receptor ou não ??? ou eu tenho que montar dois circuitos iguais no mesmo controle mas tendo o cuidado de colocar uma Chave Dip Switch para que um não comande o outro??

CLECIO SANTOS disse...

Olá estou tentando montar um carrinho de controle remoto com esse circuito mas eu preciso de pelo menos uns 6 comandos eu posso ultilizar dois enconder e dois decoder com apenas um transmissor e um receptor ??? ou seja ligar dois encoder no mesmo transmissor e dois decoder no mesmo receptor ou não ??? ou eu tenho que montar dois circuitos iguais no mesmo controle mas tendo o cuidado de colocar uma Chave Dip Switch para que um não

Unknown disse...

Boa noite meu nome e Rodrigo Donizete!
bom eu comprei um recepetor MRF00040 e um transmissor KST-TX01
juntamente com CI HT12E e HT12D, ja pesquisei diversas material a respeito, mais tudo que eu tentei nao consigui fazer que eles funcionace.
gostaria que vc se podesse me ajudace estou ligando os dois sircuitos com uma fonte de carregador de celular de 5v.

Anônimo disse...

pUCHA ! ESTE ARTIGO FICOU OTIMO PARABENS
NILO SANTOS

Anônimo disse...

Esta bom, so falta ligar a saída D0 a D3, para ativar e desativar uma lâmpada com um toque no botão do transmissor.

belson.vasconcelos@terra.com.br

Unknown disse...

Parabéns, muito boa as suas informações, mas poderia me instruir em como montar o circuito receptor (com o HT12D) de forma a poder optar por operar no modo : "Latch" ou "Momentary" ou "Toggle".

Anônimo disse...

nao sei se mais alguem teve o mesmo problema, mas quando inicio o circuito os LEDs usados no meu decoder começam ligados e nao ha transmissao de sinal.Se alguem souber como solucionar agradeço.conferio circuito e todas as ligaçoes estao corretas.

Unknown disse...

Caraca o meu acontecu o mesmo:nao sei se mais alguem teve o mesmo problema, mas quando inicio o circuito os LEDs usados no meu decoder começam ligados e nao ha transmissao de sinal.Se alguem souber como solucionar agradeço.conferio circuito e todas as ligaçoes estao corretas. SE ALGUEM SOUBER ME FALA URGENTEMENTE(lucassoarespessini@gmail.com)

Unknown disse...

Caraca o meu acontecu o mesmo:nao sei se mais alguem teve o mesmo problema, mas quando inicio o circuito os LEDs usados no meu decoder começam ligados e nao ha transmissao de sinal.Se alguem souber como solucionar agradeço.conferio circuito e todas as ligaçoes estao corretas. SE ALGUEM SOUBER ME FALA URGENTEMENTE(lucassoarespessini@gmail.com)

Unknown disse...

Olá li vários posts na net mais o seu foi o único que eu entendi, eu estou precisando de ajuda pois quero fazer o transmissor enviar um sinal para o receptor mais sem utilizar arduino ou um mcl, na verdade meu circuito de recepção utiliza arduino mais no transmissor não quero utiliza-lo tem como vc me ajudar minha maior dificuldade é na parte de enviar o dado

se puder me mande um email joab.matheus@hotmail.com

Paulito disse...

Olá ja resolveu seu dilema estou para montar este circuito agora em 2018 e para completar indico o uso do l298 e uma ponte h dupla pronta liga 2 motorzinho

Unknown disse...

ola boa noite, estou tentando montar esse controle, e conseguir montar. só nao to conseguindo fazer ele acionar um relé, ao guei pode mim ajudar? adriano2075@outlook.com

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui:

Campanha Social NERDS!